top of page

Curiosidades de Astronomia (1ªparte)

Atualizado: 8 de jun. de 2019


Neste tópico: Conceito de anos-luz /


Conceito de anos-luz


Um Ano-luz é como os astrônomos medem a distância no espaço. Um Ano-luz é a distância percorrida pela luz em um ano. É definido por quão longe um feixe de luz viaja em um ano – uma distância de seis trilhões de milhas ou 9.460.730.472.580,8 km. A Luz é o material mais rápido em movimento no universo. Ela viaja a uma incrível velocidade de 300.000 quilômetros (186.000 milhas) por segundo. Por exemplo, a distância para a próxima grande galáxia mais próxima, Galáxia de Andrômeda, é de 21 quintilhões km. Isso é 21,000,000,000,000,000,000 km.

O ano-luz.

Uma unidade de distância muito útil em Astronomia e que tem um sentido físico muito interessante, chama-se ano-luz, que é a distância que a luz percorre em um ano e equivale a quase 10 trilhões de quilômetros. Quanto mais distante observamos um objeto, mais no passado estamos vendo-o, devido ao tempo que a luz gasta para sair do objeto e chegar até nós. Quando observamos o Sol, estamos vendo, na realidade, o Sol de oito minutos ou 0,000.016 anos atrás. Quando observamos Próxima Centauro, estamos vendo essa estrela há 4,2 anos atrás. Quando observamos um objeto que se encontra distante 10 anos-luz de nós, estamos vendo-o há 10 anos atrás. O diâmetro de nossa galáxia é de 100 mil anos-luz e estamos há 30 mil anos-luz de seu centro.

O ano-luz.

Bem, a luz possui uma velocidade de movimento, assim como tudo o que se move, porém, ela é o que existe de mais rápido no Universo, com uma velocidade de uns 300.000 km por segundo. Se pudéssemos viajar a tal velocidade, poderíamos dar umas 7 voltas em torno da Terra em apenas um segundo! Pois bem, a luz que parte do Sol viaja com sua incrível velocidade e para chegar até nós, 150 milhões de km depois, leva cerca de 8 minutos para percorrer esta distância. Assim,dizemos que o Sol está a uma distância de 8 minutos-luz de nós. Quanto à estrela mais próxima, Próxima Centauro, sua luz leva cerca de 4 anos para percorrer a incrível distância de 40 trilhões de km. Dizemos que ela está a 4 anos-luz de nós.


Mas existem estrelas tão distantes que sua luz leva até milhões ou bilhões de anos para nos atingir. Isto significa, que ao olharmos para o céu estrelado, estamos vendo as luzes das estrelas que partiram delas há muitos anos no passado e só agora que estão chegando aqui.


A luz do próprio Sol, por exemplo, leva cerca de 8 minutos para sair de sua superfície e chegar até a retina de nossos olhos; assim, quando você olhar para o Sol, estará vendo como ele foi há 8 minutos no passado, pois a luz dele que chegou até o seu olho partiu há 8 minutos atrás! Portanto, para cada estrela que olharmos, estaremos vendo um passado diferente do Universo!


Este é um número tão grande que torna-se difícil de escrever e difícil de interpretar. Assim, os astrônomos usam outras unidades de distância. A unidade normalmente usada em astrometria profissional é o parsec (símbolo: pc, cerca de 3,26 anos-luz, a distância à qual uma unidade astronômica subtende um ângulo de um segundo de arco). Um parsec (símbolo: pc) é uma unidade de comprimento usada para medir grandes distâncias para objetos fora do Sistema Solar. Um parsec é equivalente a 3,26 anos-luz, e uma vez que um ano-luz é a distância percorrida pela luz em um ano 9,4 trilhões de km, 1 parsec equivale a 30,8 trilhões de km. A maioria das estrelas visíveis a olho nu no céu noturno ficam a 500 parsecs do Sol. E para complicar mais ainda, tem o megaparsec, que é o equivalente a 1 milhão de parsecs.




 

Fonte:


https://www.portalsaofrancisco.com.br/astronomia/ano-luz



Comments


© 2018 por GM Arts&Design.

alienplanet
bottom of page